Nos últimos anos, a tarifa de energia elétrica já chegou à bandeira vermelha 2 e fez toda a população pagar mais caro pela eletricidade consumida. Esse aumento é praxe sempre que as condições de geração não estão favoráveis.
Para tentar doer menos no bolso, vale saber informações relevantes como qual o melhor horário para economizar energia.
E será que existe realmente um momento ideal para utilizarmos os eletrodomésticos e realizar as atividades essenciais da rotina sem consumir tanta eletricidade?
É possível, porém não é uma atitude isolada que faz a diferença. Controlar o uso de aparelhos e mudar hábitos e pequenos vícios no consumo diário também é necessário para conseguir economizar energia.
Então, continue lendo o entenda qual o melhor horário, o mais barato e dicas para diminuir o consumo de energia elétrica.
Afinal, qual o melhor horário para economizar energia?
O melhor horário para economizar energia é evitar o consumo durante o horário de ponta ou pico que, geralmente, vai de 18h a 21h. Essa faixa pode variar de estado para estado e até de cidade, de acordo com as definições da distribuidora responsável pela região.
É comum que em algumas cidades o período de ponta comece às 17h30 e termine às 20h30. Então, é preciso confirmar quando o horário começa onde você mora.
Mas qual o motivo de economizar durante o horário de pico? Bom, nessa faixa de horário, a maioria das pessoas está chegando em casa do trabalho e, consequentemente, o consumo de energia aumenta.
São lâmpadas ligadas, chuveiros, televisores, etc. Imagine esse consumo multiplicado por milhões de pessoas e o sistema de abastecimento tendo que fornecer energia para atender a demanda.
Por isso, nessa faixa de horário é cobrado um valor superior ao da tarifa convencional que estiver vigente. O resultado é que se o seu consumo for maior nesse horário, a sua fatura de energia provavelmente será mais cara.
Também existe uma faixa chamada de horário intermediário que é uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta. Considerando que ele começa às 18h, então de 17h às 17h59 e termina às 21h, então de 20h às 2h59, a tarifa cobrada do consumidor ainda fica acima da taxa convencional
Então, o recomendado é enxugar ao máximo a quantidade de consumo e planejar algumas atividades fora do horário de pico e intermediário.
E qual o horário em que a energia é mais barata?
Se existe um horário em que a eletricidade é mais cara, também existe o período em que ela é mais barata. Isso significa que a tarifa de energia elétrica não terá o adicional cobrado no horário de ponta, ficando até abaixo.
Porém, se a bandeira do momento for a mais cara (bandeira vermelha ou vermelha 2, por exemplo), fazer um consumo consciente continua sendo essencial.
Dessa forma, o horário em que a energia é mais barata é fora do horário de pico, ou seja, entre 21h e 17h do próximo dia.
A explicação é que nesse intervalo, a demanda de consumo é muito menor e o valor cobrado pela distribuidora fica abaixo da tarifa convencional.
As pessoas que têm disponibilidade para organizar a rotina e priorizar a parte da manhã e começo da tarde para tarefas conseguem poupar mais.
IMPORTANTE: horário de ponta/pico e o horário fora de ponta são válidos apenas durante a semana. Nos fins de semana, não existe a variação da tarifa de consumo.
5 dicas para economizar energia em casa
Além de ficar atento ao horário de pico, o segredo para economizar energia em casa é mudar hábitos de consumo na rotina da casa que favoreçam a redução nos gastos.
Veja algumas dicas abaixo que contribuem para economizar no dia a dia:
1. Evite usar eletrodomésticos que consomem muito no horário de pico
Já vimos que o horário de pico é um vilão da economia, por isso, o melhor é evitar o uso de eletrodomésticos que consomem muita energia em conjunto durante esse horário.
O ideal é esperar para ligar chuveiro, ar-condicionado ou aquecedor, fogão elétrico, aspirador de pós, entre outros equipamentos mais tarde.
Se alguém na casa não se incomoda com água fria, pode tomar banho primeiro com o chuveiro desligado, por exemplo, ou ser extremamente rápido se usá-lo ligado.
Além disso, acenda a luz apenas do cômodo em que você estiver e não deixe aparelhos em stand by, pois aquela luzinha também consome e até mais do que se imagina. #ficaadica.
2. Concentre as atividades da casa na parte da manhã
Essa dica vai para quem tem mais flexibilidade na rotina e pode concentrar as atividades de limpeza e manutenção da casa fora do horário de pico.
Como explicamos, nessa faixa a demanda de consumo é mais baixa, assim como a tarifa cobrada, o que ajuda a economizar.
Mas isso não significa que você vai usar todos os eletrodomésticos da casa juntos de manhã. Organize um cronograma para levar roupa em um dia específico da semana e depois separe um dia apenas para passar o que for essencial para você.
Quem usa fogão elétrico pode fazer o grosso da preparação para o almoço e no jantar esquentar rapidamente o que sobrou no micro-ondas, evitando ligar o fogão novamente.
3. Analise a possibilidade de migrar para tarifa branca
A tarifa branca foi criada pela ANEEL e é vantajosa para os consumidores que conseguem fazer suas atividades fora do horário em que a demanda está maior. Por exemplo, quem mora sozinho e trabalha durante o dia e estuda a noite tem um perfil indicado para tarifa branca.
Saiba mais no artigo: Como pedir tarifa branca na conta de luz? Guia passo a passo.
4. Priorize o fim de semana para usar mais aparelhos elétricos
Agora, se a tarifa branca não é uma opção para você, aproveite o fim de semana, quando não tem variação de tarifa ao longo do dia, para fazer as tarefas mais pesadas da casa.
Lavar roupa e passar, cozinhar as refeições da semana, ver mais televisão, entre outras tarefas pode ajudar a economizar.
5. Use fontes de energia alternativa
Se o seu consumo é alto e pequenas mudanças não trazem tanta economia, usar fontes de energia alternativa e gerar a própria eletricidade pode ser vantajoso.
No Brasil, os sistemas de energia solar estão se popularizando, e no país já existem mais de 10 GW de potência instalada. O investimento inicial ainda não é barato, apesar disso a modalidade reduz bastante os custos e torna a casa mais eficiente energeticamente.
Leia mais sobre o tema no artigo: Geração distribuída: o que é, como funciona e prós e contras.
Como ter acesso a fontes de energia limpa?
No momento, investir em uma instalação de energia solar é muito caro para você? Saiba que é possível utilizar fontes de energia renovável mesmo sem ter um sistema próprio em casa.
Se você é atendido pela Cemig em Minas Gerais, pode economizar 16% na conta de luz usando fontes de energia limpa.
A plataforma digital da Esfera conecta os clientes a uma rede de pequenos produtores de energia limpa que abastecem a rede da Cemig. Assim, você pode consumir e receber sua conta de luz com o desconto todo mês.
Como os produtores estão na mesma região dos clientes, o custo da energia é menor que o das fontes tradicionais. Faça a adesão e comece a economizar.