Um ambiente bem iluminado é mais funcional e confortável. Se a fonte for a luz natural, os ambientes proporcionam ainda mais qualidade de vida.
A luz natural é responsável por regular nosso relógio biológico, o que inclui o sono e outras funções do nosso organismo.
Se você já precisou procurar apartamento, com certeza, conseguiu reparar na diferença entre imóveis mal iluminados e aqueles com melhor iluminação.
A iluminação artificial não é uma vilã, mas quanto menos expostos a ela estivermos melhor. As lâmpadas de LED ou mesmo a luz do celular que são brancas, fazem com que fiquemos despertos, prejudicando o relaxamento necessário para o sono.
Já em um lugar com iluminação natural, é possível acompanhar melhor o dia e suas etapas, sem contar que os imóveis ficam mais arejados devido a melhora na circulação de ar.
Então, se você está comprando um imóvel próprio, alugando ou quer ideias para uma reforma de como iluminar um ambiente com luz natural, continue lendo este artigo e aprenda dicas do que fazer onde mora.
Boa leitura!
O que é uma iluminação natural?
A iluminação natural é uma técnica que tem como objetivo aproveitar a luz do sol da melhor forma possível nos ambientes internos da casa.
O melhor aproveitamento da luz natural depende de como o imóvel foi construído, por isso, muitas pessoas investem em reformas para melhorar esse aspecto onde moram.
Essa dica é válida também para quem planeja comprar a casa ou o apartamento próprio, afinal, será um investimento para vida toda. Mesmo se a planta original não favorecer a entrada de luz natural, vale a pena confirmar a possibilidade de ajustes, ver onde estão os pilares principais e se eles serão afetados com uma futura reforma antes de comprar.
Qual a importância da luz natural?
Se a iluminação nunca chamou muito sua atenção, você deve estar se perguntando qual a importância da luz natural, não é mesmo? O ponto principal é que não existe um ponto específico, mas vários.
O primeiro é em relação ao gasto de energia elétrica. Independentemente de morar sozinho ou em família, a conta de luz é uma das grandes despesas entre os gastos mensais para se manter uma casa.
Se o imóvel estiver mal iluminado naturalmente, isso significa que será necessário usar lâmpadas a todo momento, além de iluminação direta, o que impacta significativamente a fatura de energia no fim do mês.
À noite, por exemplo, quando o volume de consumo aumenta, a sua casa estará puxando mais energia no momento em que a tarifa é mais cara. Então, se durante o dia a casa for bem iluminada, dá para economizar e compensar o gasto da noite.
Outro ponto que reforça a importância da luz natural é melhorar a funcionalidade dos ambientes. Os ambientes comuns e mais utilizados como cozinha, sala, escritório, por exemplo, se beneficiam muito da luz natural.
Dessa forma, preparar as refeições, assistir televisão ou trabalhar em casa fica muito melhor já que não será necessário nenhuma luz artificial ligada o dia todo.
Além desses pontos, a luz natural ajuda a regular as funções biológicas do nosso organismo. Ver o dia clarear nos desperta e mantém dispostos, assim como ao escurecer nosso corpo vai relaxando e se preparando para dormir.
No vídeo abaixo, você pode conferir uma matéria do programa Globo Repórter sobre a importância da luz natural para o nosso corpo. Vale o play!
Leia também >>> Lâmpada mais econômica: ranking dos tipos + dicas de uso.
Como iluminar a casa com luz natural?
Agora que você sabe a importância, listamos algumas dicas de como iluminar um ambiente com luz natural, seja com reformas ou pequenos ajustes para melhorar o ambiente como ele é. Confira!
1. Use iluminação zenital no projeto
Abrindo a lista de possibilidades de como iluminar um ambiente com luz natural, temos a inclusão da iluminação zenital no projeto de casas ou apartamentos, especialmente coberturas ou unidades que ficam no último andar.
A luz zenital é aquela que entra por meio de aberturas. As claraboias no teto são os exemplos mais comuns. Existem imóveis que possuem essa abertura de luz natural no banheiro, na cozinha, no quarto, na área da escada, na sala, entre outros. As possibilidades são variadas.
Além de ser um ajuste funcional para permitir a entrada de luz, também favorece a circulação de ar no espaço e a decoração do ambiente.
2. Dê prioridade a janelas grandes
Outra dica para favorecer a iluminação natural é ter janelas grandes nos ambientes. Quanto maior elas forem, melhor, pois dessa forma permite mais entrada de luz nos cômodos.
Caso queira fazer ajustes ou uma reforma completa onde mora, considere esse aspecto e veja onde é possível encaixar uma janela maior.
Essa não é a única possibilidade, mas que pode ser bem aproveitada quando se tem mais flexibilidade na obra. Isso porque é possível priorizar um espaço mais utilizado para ter uma abertura maior e usar a iluminação zenital em outro cômodo. Então, use as possibilidades a seu favor.
3. Use cortinas que não cortem a luz natural
Abrir espaços para a entrada de luz natural significa perder privacidade, certo? Errado. A indústria da decoração tem soluções para muitas coisas, inclusive, formas de ter privacidade sem perder a iluminação dos espaços em casa.
Na hora de escolher as cortinas, uma dica é utilizar modelos que não cortem a luz natural. Um exemplo é a persiana double vision. Esse tipo é formado de dois tecidos de listras sobrepostas que tampam a visão de fora, mas não bloqueiam 100% a entrada de luz.
É uma opção ótima para apartamentos, por exemplo, que possuem torres próximas, permitindo que os vizinhos vejam muito dentro do apartamento do outro. Assim, você tem privacidade e não perde totalmente a entrada de luz.
4. Ajuste o posicionamento dos móveis
Nossa quarta dica de como iluminar um ambiente com luz natural não vai trazer nenhum gasto sequer. Basta avaliar se algum móvel no cômodo está interferindo na passagem ou distribuição da luz natural e mudá-lo de lugar.
Simples e muito fácil de executar, não é mesmo? A disposição dos móveis muda bastante o aproveitamento que é feito do espaço, então, evite colocar móveis próximos da janela e aproveite para melhorar as áreas de parede.
Essa também é uma ótima maneira de avaliar se não existem móveis demais no espaço e doar ou substituí-lo por outros menores e mais funcionais.
5. Limpe as janelas com frequência
Limpar as janelas com frequência parece óbvio, mas muitas vezes essa tarefa passa batida na hora da faxina, seja pela dificuldade de limpar a janela por fora ou pela falta de tempo.
Quem mora em casa e possui janelas de vidro tem a vantagem de conseguir limpá-las com mais facilidade. Já quem mora em apartamentos, deve ter cuidado redobrado para limpar as janelas.
A sujeira não chega a impossibilitar nada dentro de casa, mas já reparou que quando o vidro está limpo faz total diferença para o ambiente. Então, procure acessórios que facilitem a limpeza das janelas e mantenha-as brilhando!
6. Integre ambientes para melhorar a passagem de luz
Esse é o tipo de mudança que vale a pena investir para iluminar um ambiente com luz natural. A integração de cômodos ajuda a melhorar o fluxo de passagem, ampliar o espaço e, claro, a iluminação da casa.
Esse é um aspecto comum de apartamentos vendidos na planta. Geralmente, a divisão dos cômodos não aproveita tão bem os metros quadrados disponíveis.
Então, se você vai investir, avalie a disposição atual e como uma reforma pode melhorar tanto a entrada de luz natural quanto a divisão dos cômodos. #ficaadica
7. Aproveite os espelhos da decoração
Fechando nossa lista de dicas de como iluminar um ambiente com luz natural, temos os espelhos. Sim, os espelhos são úteis porque refletem a luz, influenciando na iluminação dos ambientes.
A melhor forma de aproveitá-los é colocando os espelhos próximos das janelas. A vantagem é que o espelho pode fazer parte da superfície de um móvel, por exemplo, ou no acabamento metálico de algum item, contribuindo muito para valorizar a decoração.
E falando em decoração, use cortinas claras e de tecidos leves para que a luz natural seja bem aproveitada, especialmente em cômodos sociais como a sala, onde não é necessário bloquear a luz totalmente.
Quais as vantagens de iluminar um ambiente com luz natural?
Investir tempo e dinheiro para ter uma iluminação melhor em casa vale a pena? Sim, principalmente porque contribui para diminuir gastos e ter mais conforto no lugar onde moramos.
Listamos abaixo quais são as vantagens de apostar na iluminação natural. Confira!
Economia de energia elétrica
A economia de energia elétrica está no topo da lista de vantagens da luz natural para os imóveis. Nos últimos anos, a tarifa de energia subiu bastante, devido às condições de geração do país, o que impactou diretamente o valor cobrado dos consumidores.
Então qualquer atitude que leve a uma economia significativa, contribui para diminuir esse gasto em casa e também para evitar o desperdício de energia elétrica.
A luz natural vai permitir que os cômodos da casa sejam bem aproveitados durante o dia, evitando acender muitas lâmpadas. Então, estudar quais das dicas acima vão favorecer mais a iluminação, pode resultar em uma economia significativa nas despesas mensais.
Leia também >>> Bandeira de escassez hídrica: o que é e como funciona?
Valoriza a decoração do ambiente
Ambientes escuros vão exigir luzes diretas, indiretas e lineares para iluminar o ambiente como um todo, reforçar a iluminação em áreas específicas ou objetivos da decoração.
Se o projeto luminotécnico priorizar a luz natural, a decoração ficará mais visível e em destaque, permitindo usar cores e outros recursos para valorizar os ambientes da casa.
Isso também permite que a noite, por exemplo, a iluminação seja suave e com lâmpadas mais econômicas e coloridas que complementam o décor de um jeito diferente.
Melhora a produtividade das pessoas na casa
Depois da pandemia da Covid-19, muitas empresas adotaram o modelo de trabalho híbrido, no qual os funcionários cumprem uma parte da jornada em casa.
Então, se a sua casa é escura demais, a motivação para passar o dia na frente do computador e ser produtivo durante 8 horas por dia pode ser comprometida.
Mas não é apenas o trabalho formal que pode ser prejudicado, os estudos dos filhos, hobbies e até a limpeza podem ser desanimadoras de fazer. Então, se entra mais luz natural, a tendência é ficar mais disposto e produtivo.
Cria um ambiente mais fácil de adaptar
Outra vantagem de ter um espaço com luz natural abundante é conseguir adaptá-lo à função desejada.
A cozinha pode ser melhor dividida, aproveitando estrategicamente cada espaço para melhorar a circulação. O quarto pode ter uma mesa de estudos perto da janela, assim como o escritório ser adaptado para aproveitar melhor as entradas de luz.
Então, se você consegue enxergar melhor o espaço, as possibilidades dele também são ampliadas.
Equilibra o ambiente
O aproveitamento da luz natural também requer equilíbrio. Por isso, as soluções devem ser pensadas tanto para aproveitar os momentos em que o sol está ameno quanto os horários de pico quando ele entra com tudo em casa.
Então, ter abertura e ao mesmo tempo cortinas para bloquear parcialmente a entrada do excesso de luz ajuda a manter a funcionalidade e trazer conforto térmico e visual.
Como pagar mais barato pela energia da sua casa?
Além de investir para criar uma estrutura confortável e funcional para sua casa ou apartamento aproveitando a luz natural, existem outras possibilidades para enxugar os gastos com energia elétrica.
Se você é atendido pela Cemig em Minas Gerais, pode economizar 16% na conta de luz usando fontes de energia limpa.
A plataforma digital da Esfera conecta os clientes a uma rede de pequenos produtores de energia limpa que abastecem a rede da Cemig. Assim, você pode consumir e receber sua conta de luz com o desconto todo mês.
Como os produtores estão na mesma região dos clientes, o custo da energia é menor que o das fontes tradicionais. Faça a adesão para contratar energia Esfera e comece a economizar.