A sua conta de luz da Cemig veio muito alta de um mês para outro e você se surpreendeu com o valor? Existem vários motivos para isso acontecer: aumento real do consumo (algo que só reparamos quando a fatura chega) ou até mesmo um erro por parte da distribuidora.
Neste artigo, explicamos alguns dos motivos possíveis que explicam o aumento e como contestar o valor da conta de luz da Cemig.
Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
Por que minha conta de luz da Cemig está muito alta?
Os motivos para a conta de luz da Cemig estar muito alta podem estar relacionados a vários fatores diferentes, e vamos listar todos para que você consiga analisar o seu caso. Vamos lá:
1. Erro de processamento do sistema
Uma primeira explicação para a conta de luz vir muito alta é devido a erros no sistema que processa o boleto e o gera com um valor errado, duplica o valor ou mesmo erra ao valor da taxa, entre outras possibilidades.
Nesses casos, dá para verificar se houve esse tipo de falha fazendo o cálculo manual do consumo vezes a tarifa cobrada no mês, mais os impostos e encargos que vem descrito na fatura. Veja na imagem abaixa onde estão descrita cada uma das informações:
Caso o erro seja confirmado, você pode reclamar diretamente com a Cemig para informar a incoerência da cobrança muito alta, solicitar a correção e o envio de um novo boleto com o valor correto. De preferência, isso deve ser feito antes do vencimento para evitar que o não pagamento interrompa o fornecimento.
2. Erro na medição
Outro motivo para a conta de luz Cemig vir muito alta é um erro na medição. Uma forma de conferir se o problema aconteceu é pelo valor cobrado em si, que é muito discrepante.
Por exemplo, a média da sua conta é de R$ 100 e, no mês seguinte, vem R$ 600, sendo que não houve alteração nos hábitos de consumo.
Nesse caso, a cobrança é indevida e, portanto, é um direito do consumidor reclamar. Para isso, pegue as contas anteriores ou verifique on-line a média de consumo nas faturas. Assim, você terá uma evidência para comprovar que algo está errado.
Com essas informações, o próximo passo é entrar em contato com a Cemig (vamos explicar abaixo como fazer) e formalizar uma reclamação para que a cobrança seja verificada.
O ideal é conferir a conta assim que ela chegar para tentar resolver qualquer problema antes do vencimento. Isso evita que seu nome vá para a Serasa ou que a luz seja cortada.
Por isso, fique atento ao prazo que a distribuidora passar no atendimento e caso ultrapasse o vencimento, peça orientação de como proceder.
Dica
Um teste simples pode ser feito para descartar se a conta de luz muito alta não está relacionada à fuga de energia ou problemas elétricos internos. Isso porque a distribuidora pode informar sobre essa possibilidade. Então, você pode se antecipar e fazer o teste antes de registrar a reclamação.
Funciona assim: tire todos os aparelhos da tomada, mantendo os disjuntores e quadro de distribuição ligados e aguarde 15 minutos.
Caso o disco do medidor continue girando, o equipamento está com defeito interno e você precisará contratar um eletricista particular para resolver o problema. Porém, se o medidor ficar parado, está tudo certo e a cobrança alta não se justifica por esse motivo.
Confira também a leitura atual do medidor para checar se existe um possível erro de leitura.
Comprovar erros de medição pode ser complexo, mas com essas dicas você vai conseguir argumentar e garantir seu direito de pagar exatamente o que consumiu.
3. Dificuldade do leiturista na medição
De acordo com o artigo 289, da Resolução Normativa da Aneel n° 1.000, de 2021, que revogou a RN nº 414/2010, está definido que:
“Ocorrendo impedimento de acesso para fins de leitura, a distribuidora deve faturar utilizando a média aritmética dos valores faturados nos 12 últimos ciclos de faturamento.”
A impossibilidade ou qualquer barreira na medição deve ser informada ao consumidor, o que consta no artigo 278 da mesma RN.
Então, suponha que houve uma demora no ajuste de acesso ao medidor, que o consumidor não reparou na notificação colocada na conta ou não estava em casa no momento que um profissional foi fazer a notificação do reparo.
Quando a situação for resolvida e a medicação acontecer normalmente, o valor da conta de luz pode vir muito alto porque a média pode gerar um valor menor e, depois, os KW acumulados consumidos serão cobrados.
Nesse caso, o consumidor precisa pagar a fatura e usar as medidas necessárias para economizar nos gastos.
Caso tenha algum problema que impeça a correção rápida do acesso ao medidor, a Cemig permite que o consumidor faça a autoleitura e envie pelos canais da empresa. Assim, você evita o acúmulo. Veja como fazer no vídeo abaixo:
4. Aumento do consumo
Por último, mas não menos importante, avalie atentamente os hábitos de consumo mensal na sua casa e estude suas contas, pois existe a possibilidade de a conta de luz da Cemig vir muito alta, por causa de hábitos que desperdiçam ou aumentam o consumo de energia.
Novos equipamentos, mais pessoas em casa (o que significa chuveiro elétrico ligado mais tempo), alto consumo no horário de ponta, desperdício com equipamentos, lâmpadas e modo stand by. Tudo pode contribuir.
Além disso, o valor da tarifa de energia em si aumentou, então, analise essa mudança também. Se ainda assim você tiver dúvidas, conteste, pois é um direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor (artigo 42).
Leia também: Como economizar energia elétrica? 19 dicas para colocar em prática.
Como reclamar da conta de luz alta da Cemig?
Para reclamar da conta de luz alta da Cemig, é necessário entrar em contato com a Ouvidoria da empresa. Para isso, você pode usar qualquer um dos canais disponíveis da empresa.
Em relação “Leitura, contas, taxas, variação de consumo”, o site da distribuidora informa que o consumidor pode reclamar se:
- Se você discorda dos valores cobrados, da leitura realizada ou do consumo registrado em sua conta de energia.
- Se teve problemas com o refaturamento, entrega da sua conta ou deseja reclamar do comportamento do leiturista.
- Se você teve problemas com o faturamento pela média, discorda de eventuais multas e juros, ou cobranças indevidas de faturas já pagas.
Os canais de atendimento online da empresa são:
- Cemig Atende Web
- Mensagem SMS: 29810
- WhatsApp: (31) 3506-1160
- Telegram: @cemigbot
- Central de atendimento 116
Outra opção é agendar um atendimento presencial ou por chamada de vídeo.
Garanta economia mensal na sua fatura
Depois de resolver seu problema e mudar hábitos para fazer um consumo consciente, você pode garantir uma economia real, consumindo energia limpa. Calma, que é fácil.
Se você é atendido pela Cemig em Minas Gerais ou pela CPFL Paulista, em São Paulo, pode economizar 16% na conta de luz. Para isso, basta aderir gratuitamente à plataforma digital da Esfera. Todo o processo é simples, seguro e 100% digital.
Assim, você recebe a sua conta de luz com o desconto todo mês e sem nenhum custo com adesão, sem obras e sem fidelidade. Faça a sua adesão gratuita e comece a economizar.