Saber como gastar menos é essencial para reduzir as despesas e distribuir melhor o orçamento mensal, conseguindo manter um equilíbrio entre as entradas e saídas de dinheiro.
Em uma pesquisa da consultoria Deloitte, divulgada em dezembro de 2022, 53% dos entrevistados se definiram como “ansiosos” em relação às suas despesas pessoais. Além disso, 54% afirmaram que depois de pagar as contas mensais não sobra dinheiro.
Esse contexto gera muitas frustrações e, por isso, a melhor estratégia é dar um passo para trás e não fazer cortes sem avaliar a sua situação financeira atual.
Por isso, analise se o seu comportamento financeiro mudou ou se você mantém o mesmo padrão de gastos apesar do aumento no custo de vida.
Esse é o ponto de partida para avaliar se é viável colocar em prática dicas de como gastar menos do que ganha e ter dinheiro disponível no fim do mês para outros objetivos.
Afinal, a dinâmica de viver para pagar as contas impossibilita fazer escolhas financeiras que tragam alegrias durante o mês ou mesmo ter uma meta pessoal como viajar com a família ou fazer um novo curso para crescer na carreira.
Continue lendo o artigo e aprenda dicas de como gastar menos em diferentes categorias de despesas.
Boa leitura!
Como gastar menos do que ganha?
O verso da canção não mente. Dinheiro na mão é vendaval. O mercado gera mil e um desejos de compra, promoções e tudo parece indispensável.
Porém, quando há obrigações a cumprir, é preciso determinar as prioridades do orçamento para dividi-lo melhor, praticando o consumo consciente.
Por isso, analisar o controle financeiro é fundamental para aprender como gastar menos. Modificar alguns hábitos em casa também ajuda a enxugar as contas e a diminuir os impactos dos aumentos recentes em diversos serviços e produtos.
Confira algumas dicas de como gastar menos do que ganha e conseguir poupar para conquistar novos objetivos.
1. Revise o controle financeiro e faça cortes
Se ao ler esse subtítulo sua reação foi “mas que controle financeiro?”, esse é um sinal que suas finanças precisam de organização.
O motivo é que sem ter um controle financeiro para sua casa, dificilmente você conseguirá se planejar para gastar menos. Afinal, você não sabe exatamente para onde seu dinheiro vai e nem quanto (e se) sobra.
Então, o primeiro passo é montar um controle financeiro. Use uma planilha ou um aplicativo de celular para listar todos os gastos da casa. Comece pelo último mês para ter um ponto de partida.
Caso já tenha esse acompanhamento, esse é o momento de avaliar quais despesas estão muito altas e planejar reduções ou até cortes. Abaixo listamos algumas contas domésticas específicas onde é possível gastar menos. Analise o que é vantajoso e possível dentro da sua realidade.
Como gastar menos energia?
A Aneel divulgou em novembro de 2022 que a média de reajuste da tarifa de energia elétrica ao longo do ano foi de 11,35%. Em 2023, a estimativa é que haja um aumento médio de 5,6%. Ou seja, é mais que necessário evitar o desperdício de eletricidade.
Para gastar menos energia, você pode colocar em prática as seguintes dicas:
- reduzir o tempo de banho, pois o chuveiro elétrico é um dos itens que mais gastam energia;
- planejar a troca das lâmpadas convencionais pelas de LED, mais econômicas e duradouras;
- tirar todos os aparelhos do stand by (televisão, computador, micro-ondas, receptor de tv a cabo, entres outros);
- programar os dias para lavar roupas e passar apenas as peças necessárias;
- reduzir ou otimizar o uso do ar-condicionado, outro vilão da conta de luz.
Outra alternativa que vale a pena pesquisar na sua região é a possibilidade de ter desconto na conta de luz. A Esfera Energia, por exemplo, oferece essa vantagem aos consumidores residenciais de Minas Gerais, atendidos pela Cemig, e de São Paulo, atendidos pela CPFL Paulista.
São 16% de desconto na conta de luz todos os meses com adesão gratuita e 100% digital. Dessa forma, além de poupar, você ainda incentiva o consumo sustentável por meio da energia limpa, sem precisar investir em obras para montar um sistema de geração próprio.
Leia também >>> Desconto na conta de luz: quem pode ter e como conseguir?
Como gastar menos gasolina?
Em 2022, a gasolina foi um dos itens que mais oscilaram de preço devido a fatores internos e externos da economia, o que afetou toda a cadeia de produção e distribuição do combustível. O preço do litro chegou a R$ 7,39 e fechou o ano com valor médio de R$ 4,94 — uma variação de 33,1%, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Quem mora em cidades maiores tem mais dificuldade de não usar o carro no dia a dia. Porém, em cidades menores, deixar o carro na garagem e utilizar o transporte público pode ser mais econômico.
Outra alternativa é utilizar a bicicleta para se locomover no dia a dia. Assim, o carro fica restrito aos momentos específicos, como ir ao supermercado, principalmente se o automóvel não for de um modelo econômico.
Para quem tem moto, manter os pneus calibrados, evitar aceleração do motor quando estiver parado, fazer as revisões (filtro de combustível, motor e outros), além de abastecer em postos confiáveis, ajuda a otimizar o consumo de gasolina.
Como gastar menos com comida?
A comida é um tópico sensível do controle financeiro, mas não é impossível incluí-la nos planos de como gastar menos.
Primeiro, elimine gastos com comidas via delivery. Concentre o orçamento nas compras dos produtos no supermercado, quitanda, feira e açougue, onde os itens são mais baratos e entram em promoção com frequência.
Fazendo isso, você consegue planejar a alimentação diária, fazendo marmitas para o trabalho, congelando refeições para ter disponível em casa, além de conseguir planejar dias para fazer o que gosta de comer, mas é fora da rotina, como um hambúrguer, por exemplo.
Como gastar menos água?
A água também é uma despesa que entra na lista de como gastar menos. Mesmo que você more em um condomínio e divida a conta com os demais moradores, não deve desperdiçar.
A primeira medida é reaproveitar a água da máquina de lavar para fazer a limpeza da casa como lavar o quintal, a garagem, o passeio e até o carro.
Outro hábito é fechar a torneira na hora de escovar os dentes, ensaboar o corpo ou o cabelo no banho e ao lavar a louça das refeições. Assim, você evita o desperdício de muitos litros de água.
2. Busque uma renda extra
As sugestões acima de como gastar menos são úteis para começar a gastar menos, mas se você quer ter mais dinheiro disponível, busque uma renda extra.
Essa quantia a mais no orçamento pode vir de projetos freelancer, por exemplo. Para não se sobrecarregar, limite a quantidade de projetos por mês.
Outra alternativa é trabalhar extra apenas por um período até conseguir a quantia desejada e depois tirar uma folga para descansar da dupla jornada.
3. Avalie os resultados alcançados
Nada é mais motivador do que ver os resultados na prática. Então, avalie mês a mês as reduções no controle financeiro, somando as despesas, as entradas e, por fim, o saldo final.
Essa medida ajuda a seguir firme no propósito de gastar menos do que ganha e também reajustar cortes feitos que não deram certo e trocar para outros que geram mais economia.
Consuma energia com desconto
A conta de luz te deixa de cabelo em pé todo mês? Além das dicas do artigo, existe outra solução eficiente para poupar nesse gasto.
Se você é atendido pela Cemig em Minas Gerais ou pela CPFL Paulista, em São Paulo, pode economizar 16% na conta de luz usando fontes de energia limpa.
Para obter esse benefício, basta aderir à plataforma digital da Esfera Energia. Todo o processo é 100% digital, transparente e seguro.
Assim, você recebe a sua conta de luz com o desconto todo mês e sem nenhum custo com adesão, obras ou taxa de fidelidade.
Faça a sua adesão gratuita e comece a economizar.