Quando a estação mais quente do ano começa, os ventiladores e os aparelhos de ar condicionado entram em ação. O aumento do consumo logo aparece na conta de luz e, por isso, saber como economizar energia no verão pode ajudar a reduzir as despesas.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a fatura de energia elétrica chega a ficar até 8,6% mais cara no verão.
Então, ajustes na rotina são necessários tanto para não ter um aumento expressivo nos gastos mensais da casa quanto para fazer o consumo consciente.
Para te ajudar a economizar energia elétrica, reunimos algumas dicas simples de colocar em prática em casa e também no trabalho. Continue lendo e confira!
7 dicas para economizar energia no verão
Se além da temperatura a conta de luz da sua casa também aumenta muito no verão, é preciso se preparar e ajustar alguns detalhes e hábitos para não passar aperto na hora de pagar as despesas do mês. Vejas algumas dicas certeiras para economizar:
1. Fazer a limpeza do ar-condicionado
Quem tem um aparelho de ar-condicionado em casa adora esse luxo, porém o aparelho gera um aumento de até 8% na conta de energia elétrica.
Para economizar energia no verão, primeiro, faça a manutenção e, se necessário, a troca do filtro antigo e sujo. Só isso já pode economizar de 5% a 15% de energia.
Outra dica é fazer a limpeza das entradas e saídas de ar para manter o aparelho em bom estado e funcionando por mais tempo, o que evita gastos com a troca do ar-condicionado. A recomendação é limpar a cada duas semanas.
Durante o uso, mantenha janelas, portas e cortinas fechadas para vedar bem o espaço e evitar a saída do ar frio, prolongando o conforto da climatização.
Além disso, não deixe ar-condicionado ligado sem estar no ambiente e use a opção de programar para desligá-lo ao chegar a 23ºC e economizar nos gastos.
Leia também: Como economizar energia com ar-condicionado em 7 passos.
2. Priorizar as atividades ao ar livre
Um hábito simples que ajuda a economizar energia no verão é fazer mais atividades ao ar livre. A ideia é simples: quanto menos tempo em casa, menos lâmpada, ar-condicionado, ventilador, climatizador, etc. ligados.
Passeios em parques arborizados, piqueniques com amigos, um dia na praia são ótimas oportunidades para aproveitar o calor ao ar livre.
Em um país grande como o Brasil, cada região proporciona atividades diferentes para fazer fora de casa. Aproveite e economize energia elétrica.
3. Tirar os aparelhos da tomada
Essa é uma dica para economizar energia no verão que vale para o ano inteiro, mas em um período de pico no consumo, deve ser seguida ainda mais.
Tirar os aparelhos da tomada elimina o gasto com a função standby (modo de espera) que eletrodomésticos e eletroeletrônicos possuem.
O gasto daquela luzinha ligada na televisão, computador, videogame, o relógio do micro-ondas, entre outros, pode chegar a 12% do consumo de energia elétrica em uma casa.
4. Trocar o ar-condicionado pelo ventilador
Outra dica para economizar energia no verão é trocar o ar-condicionado pelo ventilador. A dica é válida, inclusive, para quem tem aparelho de ar condicionado em casa.
O ventilador de mesa é a opção mais econômica, já que o ventilador de teto é prático, mas gasta o dobro de energia elétrica. Porém, em comparação com o ar-condicionado, ambos consomem bem menos.
Abra as janelas para o ar ventilar na casa, mesmo que fique um pouco abafado, e use o ventilador para refrescar. Outra dica é desligar o ar-condicionado quando chegar na temperatura desejada e ligar o ventilador para que o ar frio circule e mantenha a climatização por mais tempo.
Leia também: O que é autoconsumo remoto de energia?
5. Desligar o chuveiro elétrico
Talvez essa seja uma dica para economizar energia no verão menos popular, já que existem pessoas que não abrem mão do banho quente.
Porém, é fato que aproveitar o calor para desligar o chuveiro ou, no mínimo, utilizá-lo na posição ‘verão’ ajuda a economizar eletricidade. A hora do banho gera um pico de consumo de energia na casa e representa cerca de 18% dos gastos mensais da conta de luz.
Se você é do time que não abre mão da água quente, reduza o máximo o tempo de banho para conseguir economizar. Vale até usar um cronômetro para pegar o hábito. #ficaadica
Quer ter um chuveiro eficiente em casa? Leia o artigo >>> Chuveiro a gás ou elétrico: qual o mais econômico e seguro?
6. Diminuir o consumo no horário de pico
Essa dica serve para economizar energia no verão e fora dele também. O horário de pico de consumo no Brasil durante os dias de semana, normalmente, vai das 18h às 21h (pode variar de estado para estado, de acordo com as definições da distribuidora local).
Nessa faixa de horário, o preço da tarifa de energia chega a triplicar em comparação aos outros horários do dia justamente por causa do aumento da demanda de consumo.
Deixe atividades como lavar roupas ou usar a máquina de lavar louça para a parte da manhã ou à noite, depois das 21h. Se tomar banho quente, espere o horário de pico passar e mantenha a agilidade para economizar no consumo.
Leia também: Como pedir tarifa branca na conta de luz? Guia passo a passo.
7. Aproveite ao máximo a luz natural
Outra forma simples de economizar energia no verão é aproveitar a iluminação natural da casa e acender menos lâmpadas durante o dia. No verão, os dias são tipicamente mais longos, o que significa que escurece mais tarde.
Dessa forma, ao invés de ficar em cômodos mal iluminados, faça as atividades em áreas mais claras e que não precisam de luz artificial.
Se a iluminação natural não for tão boa, mude as lâmpadas para modelos de LED que duram mais e economizam até 80% de energia.
Já pensou ter energia sustentável na sua casa?
A energia elétrica que chega até a sua casa pode vir de uma fonte renovável e sair bem mais barato no fim do mês.
Se você é atendido pela Cemig em Minas Gerais, pode economizar 16% na conta de luz usando fontes de energia limpa.
A plataforma digital da Esfera conecta os clientes a uma rede de pequenos produtores de energia limpa que abastecem a rede da Cemig. Assim, você pode consumir e receber sua conta de luz com o desconto todo mês.
Como os produtores estão na mesma região dos clientes, o custo da energia é menor que o das fontes tradicionais. Faça a adesão e comece a economizar.