• Home
  • Categorias
    Voltar
    • Blog
    • Economizar em Casa
    • Fontes de Energia
    • Geração Distribuída
    • Gestão Empresarial
    • Inovação e Tecnologia
    • Mercado de Gás
    • Mercado Livre de Energia
    • Notícias
    • Sustentabilidade
  • Materiais gratuitos
  • Soluções
    Voltar
    • Estou no Mercado Livre de Energia
    • Não estou no Mercado Livre de Energia
    • Usinas Geradoras
    • Para minha Residência
  • Sobre nós
  • O Mercado Livre de Energia
Icone de casa

Pagina Inicial>Sustentabilidade>Tecnologia sustentável: o que é e a importância para o desenvolvimento

A view of the sea
Sustentabilidade

Tecnologia sustentável: o que é e a importância para o desenvolvimento

Redação01/06/202315 min de leitura
Compartilhe esse post:

A tecnologia sustentável dá apoio a um momento desafiador da sociedade contemporânea: quando as consequências do desenvolvimento a qualquer custo das décadas passadas estão visíveis e a necessidade de inovação busca a união com práticas mais eficientes.

E não é apenas a degradação do meio ambiente e o aquecimento global que preocupam. A desigualdade econômica e social também são fatores importantes. Afinal, a presença de um negócio impacta a população local e pode contribuir para o seu crescimento.

Por isso, os diversos exemplos de tecnologia sustentável estão se destacando nessa nova fase da economia mundial, orientada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Se no campo pessoal a tecnologia já impacta a vida das pessoas positivamente, as empresas também colhem benefícios com as soluções disponíveis, maximizando o aproveitamento dos recursos e criando infraestruturas mais sustentáveis.

A sua empresa investe em soluções inovadoras? Ao longo deste artigo, mostraremos as criações que já estão acessíveis, outras que estão despontando e como a inovação tecnológica tem sido incentivada no Brasil.

Boa leitura!

O que é tecnologia sustentável?

Tecnologia sustentável é o tipo de inovação que promove o desenvolvimento econômico e social, considerando os recursos naturais. O objetivo das soluções desse tipo é reduzir ou prevenir riscos ambientais e ecológicos com a sua utilização e criar produtos sustentáveis com o emprego de recursos tecnológicos úteis para a otimização de processos e atividades.

As ferramentas sustentáveis ajudam, por exemplo, a substituir métodos, materiais ou equipamentos antigos que produzem mais resíduos por outros que são reaproveitáveis.

Além disso, as tecnologias modernas melhoram a eficiência das cadeias produtivas, ajudando a produzir mais em menos tempo com maquinário eficiente e sem sobrecarregar a mão de obra humana.

Essas inovações ainda colaboram para as análises de sustentabilidade por meio de equipamentos que fazem varreduras para detectar impactos de atividades industriais, como drones que mapeiam áreas de cultivo e satélites que monitoram áreas de preservação ambiental.

Qual a importância da tecnologia sustentável?

A importância da tecnologia sustentável é que ela incentiva novas formas de pensar o crescimento e o desenvolvimento empresarial, ambiental e social, equilibrando esses fatores para preservar as possibilidades de um futuro rico para as novas gerações, que continuarão a alimentar esse ciclo de sustentabilidade.

Os princípios do ESG (Environmental, Social and Governance) — em tradução, Ambiental, Social e Governança — estão norteando a gestão das empresas, justamente para atender aos requisitos de sustentabilidade.

Os negócios que se dedicam a mudar padrões e processos, criando iniciativas em várias frentes para que sua atividade impacte positivamente o mundo, estão ganhando reconhecimento no mercado e valorizando sua imagem e reputação. 

Uma pesquisa da Amcham feita com 300 líderes empresariais, que integra o relatório de tendências do Prêmio Eco 2022, mostra que:

  • 68% dos gestores consideram que trabalhar conceitos ESG é uma prática imprescindível à sobrevivência dos negócios e evita riscos, como sanções comerciais e redução de investimentos; 
  • 87% afirmam que optar por alternativas mais sustentáveis, muitas vezes mais caras, para minimizar impactos ambientais, são aspectos de valorização crescente.

Quais são os exemplos de tecnologia sustentável?

Os exemplos de tecnologia sustentável, como veremos a seguir, vão desde os itens mais acessíveis até aqueles com mecanismos mais complexos, alguns já aplicáveis enquanto outros estão em fase experimental, mas gerando debates ricos e a busca por inovação diante dos desafios para implementação. Confira!

1. Painéis solares

A eficiência energética é fundamental para a economia e os painéis solares são um exemplo de tecnologia sustentável que contribui para o ganho de autonomia.

O equipamento é capaz de transformar a energia solar em energia elétrica, abastecendo as empresas e reduzindo a dependência das fontes centrais, nem sempre limpas, e, atualmente, muito caras.

Uma vantagem é que o tamanho e a capacidade de geração do sistema fotovoltaico são personalizáveis. Com isso, os painéis podem ser usados como fonte de apoio para custear uma parte das operações ou ainda ser apoio em áreas de produção longe de centros urbanos. 

O uso de energia limpa é uma atitude valorizada que destaca a imagem das empresas no mercado, mostrando que ela está alinhada com os critérios ESG. 

Outra via de acesso a fontes sustentáveis é com a migração para o Mercado Livre de Energia, que dá ampla liberdade de escolha para as empresas comprarem energia elétrica de diferentes fornecedores de energia verde.

Saiba mais no artigo: Entenda o que é e como funciona o Mercado Livre de Energia. 

2. Tecnologia LED

O Light Emitter Diode (diodo emissor de luz), mais conhecido como LED, é um componente eletrônico semicondutor que tem a capacidade de transformar energia elétrica em luz.

Essa tecnologia é considerada sustentável, pois os materiais de LED, como as lâmpadas, por exemplo, tem uma durabilidade superior, além de terem uma potência e eficiência de iluminação melhores.

Já existem modelos no mercado que duram 20 anos, reduzindo significativamente as trocas. Em Brasília, por exemplo, há um projeto de padronização da iluminação pública da cidade com lâmpadas de LED especiais. 

Leia também: Como melhorar a eficiência energética na indústria?

3. Veículos elétricos

Os veículos elétricos são exemplos da aplicação das tecnologias sustentáveis que já circulam em vários países do mundo, e a indústria automotiva investe milhões no desenvolvimento desse tipo de solução de olho no futuro. 

A criação de frotas de veículos verdes nos setores de logística e transporte podem contribuir bastante com as metas de redução das emissões de CO2, substituindo as versões movidas a combustíveis fósseis.

O desafio atual é a criação de uma infraestrutura de pontos de abastecimento maior e mais eficiente para permitir a adoção em larga escala e no transporte em longas distâncias.

4. Equipamentos ativados por sensor 

Os equipamentos ativados por sensor contribuem para a eficiência estrutural dos espaços e dos processos. À medida que uma empresa aumenta de tamanho, o controle do custo operacional é um desafio.

A evolução na tecnologia dos sensores permitiu a criação de soluções muito úteis como:

  • acionamento da iluminação de forma automática quando alguém entra no ambiente, evitando lâmpadas acesas ininterruptamente;
  • ativação da torneira com o movimento, fechando automaticamente após alguns segundos, contribuindo para a economia de água;
  • hibernação de máquinas para poupar energia ou desligamento automático depois que a operação é concluída.

5. Sistema de gestão digital

A digitalização dos sistemas de gestão administrativa também envolve gastos com materiais que possuem cadeias produtivas de alto custo e impacto ambiental, como a indústria de papel e celulose.

Por isso, a digitalização do sistema de armazenamento de arquivos e dados ajuda a executar, automatizar e gerenciar diferentes tarefas. Atualmente, já existem ferramentas para fazer a gestão de contratos 100% digitais, economizando tempo e custos com transporte de documentos.

6. Baterias de lítio e cobalto

As baterias de lítio e cobalto são exemplos de tecnologias sustentáveis do setor de armazenamento de energia, muito usadas em carros e bicicletas elétricos e aparelhos celulares.

A eficiência e durabilidade desses componentes aumentam a vida útil dos equipamentos, permitindo mais ciclos de carga e autonomia de uso, sem perda no desempenho. 

7. Captura de carbono

A tecnologia para captura de carbono tem como objetivo limpar o ar que está carregado de CO2, fazendo o aprisionamento e o armazenamento do gás. Os investimentos mais recentes são em equipamentos que capturam diretamente o dióxido de carbono do ambiente. 

De acordo com pesquisadores suíços que conduziram um estudo sobre a tecnologia, com um planejamento cuidadoso da localização e do fornecimento da energia necessária, o CO2 pode ser retirado sem causar mais danos ao clima.

Uso da tecnologia sustentável no Brasil

As tecnologias sustentáveis fazem parte da indústria brasileira, auxiliando os negócios na na gestão e produção de bens e serviços em todo país. 

Com a relevância do ESG, as empresas estão empenhadas em cumprir as normas regulatórias dos seus mercados e em adotar práticas mais sustentáveis.

Além de reduzir o impacto, as novas tecnologias contribuem para criar cadeias de trabalho mais saudáveis do ponto de vista do trabalhador, que ganha mais recursos para melhorar sua produtividade.

No relatório de tendências do Prêmio Eco feito pela Amcham, 69% dos entrevistados responderam que cumprem as exigências normativas em vigor sobre meio ambiente e já adotam ações adicionais de sustentabilidade em suas empresas.

País é destaque em bioeconomia

A riqueza de recursos naturais também destaca o Brasil em um cenário específico: o da bioeconomia. O setor movimenta aproximadamente US$ 326 bilhões no país, segundo o BNDES, e tem um potencial de crescimento ainda maior.

Os pilares da bioeconomia são a ciência e a tecnologia. Com tantos recursos naturais disponíveis — plantas, sol, vento, mar, áreas disponíveis para cultivo — praticamente todas as fontes de energia sustentável e limpas recebem investimento no Brasil.

A região Nordeste do país concentra vários projetos pioneiros na área de geração de energia sustentável, como usinas de hidrogênio verde, energia eólica, energia maremotriz, o que incentiva o desenvolvimento tecnológico e a geração de empregos.

Outro área em que o Brasil é referência é na produção de biocombustíveis. Essa tecnologia utiliza plantas vegetais oleaginosas como mamona, amendoim, milho e palma para extrair óleos e produzir o biodiesel, a versão sustentável do diesel de petróleo.

O cultivo de matérias-primas para o diesel sustentável é baseado na agricultura familiar e na geração de renda para produtores de comunidades pequenas, contribuindo para a diminuição do êxodo rural.

Desde 2015, o Marco Legal da Biodiversidade (Lei 13.123/15) regulamenta o “acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado” para “estimular a pesquisa e a inovação com espécies nativas”.

Afinal, pesquisa e conhecimento são a base da bioeconomia, o que é essencial para que as novas tecnologias contribuam para a geração de mais inovações para a indústria nacional.

Cases de tecnologia e desenvolvimento sustentável

Já que estamos falando do Brasil, reunimos alguns cases de tecnologia e desenvolvimento sustentável que já foram reconhecidos pelo Prêmio Eco. A premiação é uma iniciativa da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham), que avalia e reconhece anualmente iniciativas de sustentabilidade empresarial. Confira!

ArcelorMittal

Para neutralizar as emissões de gás carbônico de suas operações até 2050, a empresa investe em pesquisas e tecnologias para descarbonizar o processo produtivo do ferro. 

Uma das iniciativas é o BioFlorestas que fabrica carvão vegetal extraído de florestas renováveis de eucalipto plantadas em Minas Gerais e na Bahia. A iniciativa ainda promove ações de educação e geração de renda para as comunidades locais.

ECO PANPLAS

A empresa utiliza um sistema sustentável, cuja tecnologia é brasileira, que separa totalmente o óleo do plástico moído e do rótulo, sem utilização de água ou geração de resíduo no processo. O custo dessa técnica a seco é 30% menor que o processo convencional com água.  

BRASILSEG 

A empresa, que é parte do grupo BB Seguros, desenvolveu um sistema próprio que usa a tecnologia para fazer o sensoriamento de lavouras de forma remota. O programa utiliza a análise via satélite para capturar dados que embasam as avaliações do potencial de desenvolvimento das plantações.

Weber Consultoria e Engenharia Ambiental

A empresa criou um novo processo físico-químico e biológico com o objetivo de reduzir o acúmulo de compostos organoclorados em solos e águas subterrâneas. 

O processo é realizado por uma tecnologia de aquecimento de eletrodos (Electrical Resistance Heating – ERH) que ajuda na diminuição dos efeitos da concentração de resíduos nos corpos d’água. O resultado é mais qualidade de vida para as comunidades. 

França Women Health

Como medida de segurança e gestão de crise, a clínica implementou um novo processo de telemedicina para atendimento remoto. Com o investimento em tecnologia como aplicativos de digitalização de imagens, o atendimento a distância para gestantes é mais eficiente. 

Como aplicar tecnologia sustentável nas empresas?

As empresas só têm a ganhar com a aplicação de inovações tecnológicas sustentáveis. Veja algumas dicas de onde investir no seu negócio:

  • Usar energia renovável: as fontes de energia limpa otimizam a gestão energética, contribuindo para a redução de gastos e o desenvolvimento do setor. A energia solar é uma das tecnologias de geração mais acessíveis que pode ser utilizada via Mercado Livre de Energia. 
  • Adotar a economia circular: a análise da cadeia produtiva ajuda a identificar oportunidades de reaproveitamento de matéria-prima e a reduzir desperdícios, diminuindo os impactos da produção e os custos operacionais.
  • Manter um programa de gestão de resíduos e reciclagem: além do descarte correto, o projeto pode contribuir com o desenvolvimento local, enviando materiais para cooperativas, ONGs e grupos que apoiam pequenos produtores. 
  • Fazer parcerias com empresas inovadoras e sustentáveis: as empresas podem minimizar seu impacto ambiental por meio de parcerias com instituições que usam tecnologias inovadoras de reciclagem e reaproveitamento de resíduos.
  • Priorizar o uso de materiais biodegradáveis: a escolha do tipo de material utilizado na produção, limpeza e cuidados gerais também devem receber atenção para reduzir os impactos por componentes químicos e resíduos na água.

Garanta a eficiência energética da sua empresa

Deu para ver que a tecnologia sustentável possibilita a criação de soluções inovadoras, além de contribuir para que os recursos existentes sejam aproveitados com mais consciência, priorizando aqueles que se renovam. 

Sua empresa pode utilizar técnicas de geração sustentável no abastecimento energético do negócio migrando para o Mercado Livre de Energia. Confira no vídeo abaixo como é possível escolher o fornecedor ideal:

O mercado estará aberto para empresas do grupo de média e alta tensão independentemente da demanda de energia a partir de 2024. Quer fazer a transição da sua empresa da maneira correta?

A Esfera Energia auxilia e gerencia todo processo de migração para o Mercado Livre de Energia de empresas em busca de economia. A mudança ajuda a reduzir em até 35% a conta de luz. 

Fale com um especialista Esfera e garanta economia para a sua empresa.

Artigos relacionados

20/01/2025
Tempo de leitura7 minutos

Empresa sustentável: o que é + vantagens

Uma empresa sustentável é aquela que conhece suas operações e se empenha em usar bem seu patrimônio para equilibrar os

20/12/2024
Tempo de leitura7 minutos

Como economizar energia em hotéis: 5 medidas efetivas

Em um ambiente em que circulam milhares de pessoas por dia, o consumo consciente é essencial para economizar energia em

18/11/2024
Tempo de leitura7 minutos

Como economizar na conta de energia? Dicas para pequenos negócios

Tem um pequeno negócio? Provavelmente, um dos seus desafios é como economizar na conta de energia, certo? O motivo para

Institucional

  • Home
  • Sobre Nós
  • Parceria
  • Carreira
  • Fale Conosco

Soluções

  • Esfera Resolve
  • Esfera Simplifica
  • Para Geradores

Fique por Dentro

  • Blog
  • Política de Privacidade

© 2025 Esfera Energia. All rights reserved.