Um dos termos mais falados atualmente é o desenvolvimento sustentável. O conceito está presente nos discursos de líderes políticos e donos de empresas, que o assumem como objetivo.
Os pilares econômico, social e ambiental já não andam mais separados. Ser sustentável hoje significa unir esses pontos para que o meio ambiente seja preservado, as pessoas tenham mais oportunidades e a economia cresça sem causar danos.
A importância do engajamento é reforçada pelos objetivos do desenvolvimento sustentável traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030.
Quer entender melhor o que é, a importância e quais são os objetivos do desenvolvimento sustentável? Continue lendo este artigo e entenda mais sobre esse conceito tão em alta.
Boa leitura!
O que é desenvolvimento sustentável?
O desenvolvimento sustentável é aquele capaz de prover as necessidades da sociedade no momento atual, sem limitar a capacidade de suprir as necessidades e a disponibilidade de recursos para as gerações futuras.
O conceito foi definido durante a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, uma iniciativa criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), para promover discussões e equilibrar desenvolvimento econômico e preservação ambiental global.
Isso porque, hoje, não é possível mais pensar apenas no crescimento econômico e desconsiderar todos os recursos naturais, energéticos e sociais que as atividades precisam para acontecer.
A noção da finitude de vários recursos naturais também é um fator que levou à elaboração do conceito de desenvolvimento sustentável.
Aliado a esse fato, está o impacto causado pelos combustíveis fósseis na geração de energia e produtos derivados que impactam o meio ambiente.
Um estudo do Global Carbon Project mostra que 52,74% da emissão de CO2 em todo o mundo aconteceram nos últimos 30 anos, ou seja, a partir de 1990.
O gás carbônico (CO2) é um dos principais gases potencializadores do efeito estufa, que causa o aumento da temperatura da Terra em níveis maiores que o adequado. Outros gases de efeito de estufa (GEEs) são o metano e o óxido nitroso.
Outro dado recente divulgado pela Global Carbon Project aponta que 40,6 bilhões de toneladas de CO2 foram emitidas em 2022, o maior índice registrado em todos os tempos, pelo uso de consumo de combustíveis fósseis — principalmente carvão, petróleo, gás natural e cimento.
Esses resultados soam um alerta para as consequências futuras que a falta de medidas de controle de emissão desses gases pode causar para o planeta.
Exemplos de desenvolvimento sustentável
Quer entender melhor o conceito? Veja algumas ações que exemplificam o que é desenvolvimento sustentável:
- Utilização de fontes de energia limpa como energia solar e energia eólica.
- Rotação de culturas nas áreas de plantação (agricultura sustentável).
- Realização de projetos de construção sustentável.
- Instalações hidráulicas eficientes.
- Criação de espaços verdes.
- Aplicação de técnicas de silvicultura sustentável, entre outros.
Leia também: Conheça exemplos das principais fontes de energia limpa.
Qual é a importância do desenvolvimento sustentável?
A importância do desenvolvimento sustentável está na busca por um equilíbrio dos fatores que influenciam as mudanças climáticas e ambientais que já acontecem no planeta e têm o potencial de se agravar.
Para isso, existe um incentivo para utilização controlada dos recursos disponíveis, principalmente aqueles que contribuem para agravar o efeito estufa. Atualmente, as nações de todo mundo são estimuladas a adotar medidas mais efetivas para reduzir suas emissões de carbono.
Outra iniciativa importante associada ao desenvolvimento sustentável é a preservação do meio ambiente, principalmente dos grandes biomas mundiais como a Amazônia.
Com isso, o desenvolvimento sustentável também contribui para evitar a superexploração dos recursos, propondo a diversificação e o reaproveitamento dos resíduos e materiais de produção para diminuir a quantidade de lixo.
Quais são os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU?
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são resultado de uma proposta da Organização das Nações Unidas, apresentada em 2015, como um “plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade”.
Ao todo são 169 metas que fazem parte da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e representam uma evolução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Os ODS são objetivos integrados e indivisíveis, ou seja, um influencia o outro. Dessa forma, o plano equilibra os três pilares do desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental.
Mas afinal, acabar com a fome e a pobreza, frear as mudanças climáticas e alcançar a igualdade de gênero é possível? No vídeo abaixo, Michael Green, um dos criadores do Social Progress Index, traz a resposta:
Agora que você sabe como surgiram os ODS, conheça cada um a seguir e entenda qual o papel do governo e da sociedade no desenvolvimento sustentável.
1. Erradicar a pobreza
O primeiro objetivo de desenvolvimento sustentável é a erradicação da pobreza em todas as formas e em todos os lugares do mundo. Hoje, segundo a ONU, pessoas que vivem com menos de US$ 1,90 por dia estão na linha da pobreza. Nesse cenário, algumas das metas propostas são:
- Implementar medidas e sistemas de proteção social adequados nos países.
- Garantir que a população mais pobre e vulnerável tenha direitos iguais aos recursos econômicos, serviços financeiros, tecnologia e o acesso a serviços básicos.
- Proporcionar meios aos países em desenvolvimento implementem programas e políticas para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões.
2. Acabar com a fome e ter uma agricultura sustentável
O objetivo de desenvolvimento sustentável relacionado à fome zero e agricultura sustentável propõe erradicar a fome, atingir a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. Entre as metas propostas estão:
- Dar acesso a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano.
- Acabar com todas as formas de desnutrição de crianças, adolescentes, mulheres grávidas e lactantes, pessoas com deficiência e idosos.
- Dobrar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores de alimentos por meio do acesso seguro e igual à terra.
- Estimular sistemas sustentáveis de produção com práticas agrícolas que aumentem a produtividade e a produção, sem agressões aos ecossistemas.
- Preservar a diversidade genética de sementes, plantas cultivadas, animais de criação e domesticados e de espécies selvagens.
3. Proporcionar saúde e bem-estar
O objetivo de desenvolvimento sustentável para saúde e bem-estar visa garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Para isso, algumas das metas traçadas são:
- Diminuir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos.
- Acabar com as mortes evitáveis de recém-nascidos e crianças menores de 5 anos.
- Acabar com as epidemias de doenças transmissíveis como AIDS, malária, Tuberculose, hepatite e doenças transmitidas pela água.
- Reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias como entorpecentes e abuso de álcool.
4. Oferecer educação de qualidade
A educação de qualidade é outra meta dos objetivos de desenvolvimento sustentável que estimula o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa. Além disso, objetiva promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para toda população.
- Assegurar a finalização do ensino primário e secundário livre de forma equitativo e de qualidade, com resultados de aprendizagem realmente eficazes.
- Eliminar as diferenças de gênero na educação especialmente para grupos minorizados como pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade.
- Construir e melhorar instalações físicas para educação.
5. Alcançar a igualdade de gênero
Continuando a lista de ODS, temos a igualdade de gênero cujo objetivo é atingir a igualdade empoderar todas as mulheres e meninas por meio de ações como:
- Extinguir todo tipo de discriminação contra as mulheres e meninas em toda parte.
- Eliminar violências contra mulheres e meninas como tráfico e exploração sexual.
- Acabar com práticas nocivas — ex: casamentos prematuros, forçados ou de crianças e mutilações genitais femininas.
6. Dar acesso a água potável e saneamento
A água potável e saneamento é um objetivo que busca viabilizar a disponibilidade e a gestão sustentável da água potável e do saneamento para toda população. Entre as metas para esse ODS, estão:
- Alcançar o acesso universal e equitativo à água potável e segura para todos.
- Oferecer acesso a saneamento e higiene eliminando práticas como a defecação a céu aberto, com atenção especial para mulheres e meninas e pessoas em situação de vulnerabilidade.
- cuidar da qualidade da água consumida, reduzindo a poluição, eliminando despejo de produtos químicos e materiais perigosos.
7. Gerar energia limpa e acessível
O sétimo objetivo de desenvolvimento sustentável é a energia limpa e acessível para garantir acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível. Algumas metas traçadas são:
- Aumentar a participação de energias renováveis na matriz energética global.
- Dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética.
- Incentivar a cooperação internacional para facilitar o acesso a pesquisa e tecnologias de energia limpa.
8. Oferecer trabalho decente e crescimento econômico
Outro objetivo entre os ODS é o incentivo ao crescimento econômico inclusivo e sustentável, a criação empregos plenos e produtivos e de meios de trabalho decentes. Para alcançar essa meta, as propostas são:
- Alcançar índices mais elevados de produtividade econômica por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação.
- Promover políticas de incentivo à geração de emprego formal, empreendedorismo, criatividade e inovação e acesso a serviços financeiros para micro, pequenas e médias empresas.
- Diminuir a proporção de jovens sem emprego, educação ou formação.
9. Incentivar a inovação e a infraestrutura na indústria
O objetivo ligado à indústria, inovação e infraestrutura inclui a construção de infraestruturas para promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação. Algumas metas ligadas a esse ODS são:
- Promover a industrialização inclusiva e sustentável e aumentar a participação da indústria na área de emprego e no PIB dos países.
- Modernizar a infraestrutura e reabilitar as indústrias para torná-las sustentáveis, com uso de recursos, tecnologias e processos limpos e ambientalmente corretos.
10. Reduzir as desigualdades
A redução de desigualdades é um dos objetivos de desenvolvimento sustentável que envolve diminuir a desigualdade não só dentro dos países, mas também entre as nações do globo por meio de metas, como:
- Alcançar e manter o crescimento da renda dos 40% da população mais pobre a uma taxa maior que a média nacional.
- Empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de toda população.
11. Construir cidades e comunidades sustentáveis
O local onde moramos também é contemplado nos objetivos de desenvolvimento sustentável para criar cidades e comunidades sustentáveis, inclusivas, seguras e resilientes com ações como:
- Fornecer o acesso à habitação segura, adequada e a preço acessível e aos serviços básicos, além de urbanizar as favelas.
- Fortalecer iniciativas para proteger o patrimônio cultural e natural do mundo.
12. Priorizar o consumo e produção responsáveis
O consumo e produção responsáveis tem como objetivo segurar padrões de produção e de consumo sustentáveis nos países, seguindo metas como:
- Implementar o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis em todos os países.
- Reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial no varejo e pelo consumidor.
Leia também >>> Consumo consciente: o que é e qual a importância?
13. Agir contra a mudança global do clima
As medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos contemplam os seguintes planos de ação contra a mudança global do clima:
- Incluir medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais.
- Melhorar a educação, aumentar a conscientização sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.
14. Preservar a vida na água
O objetivo das reservas de desenvolvimento sustentável para preservar a vida na água é a conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos nas diversas atividades. Uma das metas é:
- Prevenir e reduzir a poluição marinha de todos os tipos, especialmente as relacionadas a atividades terrestres até 2025.
15. Proteger a vida terrestre
Se a vida na água está contemplada, a vida terrestre também está. O objetivo é proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres por meio de ações, como:
- Gerir de forma sustentável as florestas.
- Combater a desertificação.
- Deter e reverter a degradação da terra e a perda de biodiversidade.
16. Valorizar a paz, justiça e instituições eficazes
Outro objetivo de desenvolvimento sustentável é a paz, justiça e instituições eficazes, trabalhando metas como:
- Promover sociedades pacíficas e inclusivas, sem violência, abuso ou exploração.
- Proporcionar o acesso à justiça para todos;
- Construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
17. Fortalecer parcerias entre países
O último objetivo da lista de desenvolvimento sustentável é fortalecer parcerias e meios de implementação entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento.
Para alcançar esse objetivo, foram definidas metas relacionadas às áreas de finanças, tecnológicas, capacitação, comércio e questões sistemas.
Como praticar o desenvolvimento sustentável?
Como pessoas físicas ou jurídicas agimos, interagimos e influenciamos diversos contextos da vida doméstica e em sociedade.
Conhecendo os objetivos de desenvolvimento sustentável, eles podem embasar ações com impacto positivo local e até impactar globalmente, envolvendo-se com iniciativas e programas maiores. Na prática, podemos incentivar:
- programas sociais empresariais no local de trabalho;
- iniciativas de preservação ambiental;
- reciclagem;
- fontes de energia renovável;
- reaproveitamento/compra de itens usados, etc.
Agora que você está por dentro do desenvolvimento sustentável, que tal assumir alguns desses compromissos também e colaborar com o nosso mundo? #vamosjuntos
Quer aprender mais sobre o assunto? Leia também o artigo >>> Fontes renováveis de energia: confira quais são e as vantagens de cada uma.