A ideia de que os humanos serão substituídos por máquinas predomina nas ficções científicas, mas a logística 5.0 demonstra que, em vez de exclusão, o que sobressai é a integração das partes envolvidas.
Conhece o ditado “nem tanto ao céu, nem tanto à terra”? É exatamente para o ponto de equilíbrio que as soluções de logística caminham, unindo os avanços tecnológicos ao fator humano para que um potencialize o desempenho do outro.
Dessa forma, a automatização e a integração de processos nos trabalhos de logística com a inclusão de diversas soluções digitais caminham para um contexto em que a eficiência e a sustentabilidade das cadeias são as prioridades.
Neste artigo, explicaremos o conceito de logística 5.0, as diferenças da fase 4.0 e quais as tecnologias utilizadas nas empresas. Continue a leitura e entenda essa nova etapa do setor.
O que é logística 5.0?
A logística 5.0 é um modelo de trabalho que propõe o uso estratégico das tecnologias no setor para extrair o máximo de benefícios da colaboração entre trabalhadores e máquinas, utilizando o conhecimento dos dados para garantir a sustentabilidade dos processos, reduzir riscos e desperdícios ao longo da cadeia.
Na fase 5.0, a logística vai além da digitalização das atividades de gerenciamento de estoque, produção e distribuição.
Por meio das ferramentas de análise e automação, a equipe do setor faz avaliações constantes para aperfeiçoar o modelo de trabalho, eliminando os gargalos e potencializando os recursos disponíveis.
Essa atualização nos processos garante a competitividade e a lucratividade na gestão industrial e, ao mesmo tempo, valoriza o aspecto humano, utilizando a tecnologia para gerar dados confiáveis que agilizem as tomadas de decisão e aumentem produtividade.
Quais são os pilares do modelo 5.0?
Os principais pilares que norteiam a logística 5.0 são o fator humano, a inclusão da tecnologia e a sustentabilidade dos processos.
Os funcionários são um investimento em longo prazo. Portanto, treiná-los e priorizar seu bem-estar no trabalho é vital para as empresas e, claro, para a eficiência dos centros de logística.
Assim, as tecnologias devem ser atualizadas e incluídas de acordo com as necessidades do negócio, pensando na eficiência da equipe.
Dessa forma, as empresas consolidam uma infraestrutura eficiente e atrativa, mantendo profissionais qualificados e bem treinados, o que contribui para a retenção desses talentos na equipe em longo prazo.
Além de melhorar as condições de trabalho, as novas tecnologias ajudam a realizar os processos de forma mais sustentável, melhorando a eficiência energética, o uso do espaço de armazenamento, os tipos de materiais utilizados, a reciclagem, entre outras iniciativas.
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Qual a diferença da logística 4.0 para a 5.0?
Na logística 4.0, o ponto central é a inclusão da tecnologia no setor para digitalizar as operações e utilizar as informações geradas pelas ferramentas para melhorar os processos de gerenciamento da cadeia de suprimentos e distribuição.
Na logística 5.0, as inovações tecnológicas não são direcionadas apenas para a automação, mas também para a criação de um sistema integrado e colaborativo que favoreça o esforço humano e o meio ambiente.
Influência da pandemia
A virada de chave no setor logístico foi apressada pela chegada da pandemia da COVID-19 que exigiu mudanças para atender tanto a alta demanda de compra do período quanto os estoques de matérias-primas para produção.
Esse cenário fez as empresas acelerarem os investimentos em inovação e tecnologia. O objetivo foi melhorar o acompanhamento dos processos internos e externos de distribuição e aumentar a resiliência e a competitividade no mercado.
Depois da fase crítica da pandemia e do isolamento social, a necessidade de digitalização da cadeia se somou às exigências de sustentabilidade para montar operações mais eficientes e menos custosas.
Diante das transformações do mercado, a ideia central da logística 4.0, que busca o melhor desempenho por meio do trabalho automatizado, transiciona para a logística 5.0, que explora os benefícios da combinação entre a força de trabalho humana e das máquinas.
5 tecnologias de logística 5.0 nas empresas
A logística 5.0 nas empresas herdou as tecnologias da fase 4.0, utilizando-as para aprimorar a estratégia com base nas necessidades de agilidade, organização e sustentabilidade dos processos. Os principais exemplos de recursos e novas tecnologias aplicados são:
1. Computação na nuvem
A troca de dados em centros de distribuição precisa de um sistema protegido e com controle de acesso para que o envio de informações internas e para os clientes seja rápido e seguro. A implementação das diretrizes de LGPD é outro cuidado importante.
Para garantir a conformidade, os bancos de dados tradicionais migraram para os serviços na nuvem, que são acessados de qualquer lugar e dispositivo (fixo ou móvel) a partir do login e senha do usuário.
2. Equipamentos inteligentes
À medida que um centro de distribuição e armazenamento aumenta, os equipamentos inteligentes ajudam a mantê-lo organizado, facilitando o gerenciamento da equipe.
Os sistemas de gestão de armazém facilitam o controle do que entra e sai. As soluções de robótica para transporte de caixas e contêineres também otimizam o manejo diário.
Outros tipos de equipamento são o leitor de dados (lê códigos de barra e QR code), as prateleiras inteligentes (sensores controlam entradas, saídas e reabastecimento) e veículos autônomos (enviam localização e seguem a melhor rota).
3. Inteligência Artificial (IA)
A Inteligência Artificial é uma tecnologia estratégica na logística 5.0 que ajuda no planejamento das previsões de venda com base em análises de Big Data e aprendizado de máquina.
De acordo com os dados, é feita a compra de suprimentos para produção, as remessas são finalizadas em tempo hábil e os pedidos são preparados e embalados com prazo suficiente para despacho. Assim, o trabalho é mais preciso e menos suscetível a erros e falhas.
4. Tecnologias de geolocalização
A tecnologia GPS também ajuda o setor de logística, facilitando o rastreamento da localização exata e em tempo real das mercadorias. Isso reduz os riscos, permitindo a otimização de rotas e aumentando o controle de carga.
As etiquetas RFID, sigla para Radio Frequency Identification, que significa Identificação por Radiofrequência, utiliza pequenos chips que enviam informações via sinais de rádio. Os dados são acessados por meio de tablets e celulares, permitindo que os operadores interajam e rastreiem suas mercadorias a qualquer momento.
5. Centros de distribuição sustentáveis
A prioridade em relação ao maquinário utilizado na logística 5.0 é de equipamentos eficientes energeticamente. A migração para o Mercado Livre de Energia é uma opção para otimizar gastos nos centros de distribuição e armazenamento das indústrias.
Além disso, a implementação de um sistema de reciclagem para reaproveitar resíduos e sobras da produção e a substituição de materiais de embalagens por opções biodegradáveis são outros exemplos de ações para melhorar a sustentabilidade da operação.
Eficiência energética nos trabalhos de logísticas
As tecnologias acima, quando combinadas e integradas, melhoram o desempenho de todo o processo da cadeia de suprimentos e distribuição. O resultado é um aumento na flexibilidade, transparência, integração, eficiência, colaboração, qualidade e capacidade de resposta dos processos.
Para gerenciar uma estrutura robusta e atualizada com as propostas da logística 5.0, um abastecimento de energia com bom custo-benefício é o segredo para economizar da maneira certa.
O Mercado Livre de Energia é um ambiente de contratação no qual as empresas podem encontrar fornecedores de energia e fechar contratos de acordo com sua demanda por um preço mais vantajoso do que no mercado tradicional.
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