O empreendedorismo sustentável abre caminhos para o crescimento das empresas que se comprometem a reduzir o impacto de suas atividades no meio ambiente e na sociedade.
Conduzir um negócio com esse conceito significa reavaliar o processo produtivo, seus componentes, os recursos utilizados, o reaproveitamento de resíduos, entre outros pontos.
O consumidor atual se importa mais e pesquisa como um produto foi desenvolvido, que impactos ele gerou e o que a empresa faz para tornar sua presença no mercado relevante, ou seja, ir além dos lucros.
Segundo o relatório ‘Green Technology and Sustainability Market’ publicado pela Allied Market Research, o mercado global de empreendedorismo verde está avaliado em US$ 10,32 bilhões.
A projeção feita pelo estudo é que o segmento alcance US$ 74,64 bilhões em valor de mercado até 2030 — mantendo uma taxa de crescimento anual de 21,9% de 2021 até 2030.
Quer entender melhor o potencial do empreendedorismo sustentável e como incluir essa iniciativa no seu negócio. Continue a leitura e entenda a importância da sustentabilidade para as empresas.
O que é empreendedorismo sustentável?
O conceito de empreendedorismo sustentável alia os aspectos econômicos, sociais e ambientais de um negócio para criar serviços ou produtos que gerem menos impacto e continuem sendo lucrativos.
Para isso, o empreendedor sustentável busca novas possibilidades de fabricar seu produto ou prestar seu serviço de forma diferente da convencional, o que também contribui para gerar um diferencial no mercado.
As iniciativas sustentáveis, hoje, são utilizadas pelas empresas para destacar seu diferencial diante dos concorrentes e apresentar novas formas de consumo consciente.
Qual o objetivo do empreendedorismo sustentável?
O objetivo do empreendedorismo sustentável é criar empresas com valores conectados às necessidades atuais do planeta.
O uso indiscriminado de recursos — água, energia elétrica, tipos de matéria-prima, carvão, combustíveis, etc. — durante anos causou diversos impactos ambientais e sociais.
Esse efeito está presente em todos os lugares do mundo, onde a produção de lixo aumenta exponencialmente, assim como a poluição dos rios e do ar.
Adotar o empreendedorismo verde, é uma forma de se comprometer a buscar novas possibilidades de empreender que preservem o meio ou que tenham medidas para compensar os impactos causados.
Empreendedorismo sustentável: exemplos de empresas
No Brasil, existem grandes empresas sustentáveis como a Natura, porém a sustentabilidade também está presente nos pequenos negócios que chegam no mercado com esse posicionamento.
Listamos abaixo dois exemplos de empresas nacionais que têm a sustentabilidade como valor principal.
Linus
A Linus é uma marca de sandálias veganas e ecológicas. O objetivo da fundadora era criar um “calçado super confortável” e “com a menor pegada ambiental possível”.
As sandálias são fabricadas com material plastificante de origem vegetal (PVC ecológico microexpandido) e sem a presença de metais pesados e ftalatos na composição, de acordo com o site da marca.
Toda cadeia produtiva acontece no Brasil, o que ajuda a diminuir a pegada de carbono do processo. Outra iniciativa que completa o compromisso sustentável é que nenhum tipo de plástico é utilizado no envio para os clientes.
A empresa também divulga publicamente um relatório anual sobre a pegada de carbono de suas operações.
B.O.B
A B.O.B (Bars Over Bottles – pode ser traduzida como ‘barras ao invés de garrafas’) é uma empresa de cosméticos em barra. A proposta da marca é inspirar um estilo de “mais minimalista e ambientalmente correto”.
Então, ao invés de utilizar e descartar centenas de embalagens plásticas por ano, a marca criou versões em barra de shampoos, condicionadores e sabonetes, entre outros produtos.
A fabricação segue o conceito ‘waterless’, ou seja, não utiliza água na produção, uma tendência do mercado de ‘beleza limpa’. Além disso, os produtos são veganos, não são testados em animais e também não utilizam plástico na cadeia de distribuição.
Com esses exemplos, vemos que o empreendedorismo sustentável nasce de um propósito bem definido que se apoia em tendências do segmento para criar algo novo e que agregue para a vida dos consumidores.
Como se aplica o empreendedorismo sustentável nos dias de hoje?
O empreendedorismo sustentável tem diversos caminhos, dependendo do negócio. Tanto para começar quanto para mudar os processos existentes, é importante investir em pesquisas para conhecer as possibilidades. Veja algumas dicas que podem orientar esse processo.
1. Selecionar fornecedores sustentáveis
Um negócio sustentável precisa ter parceiros igualmente sustentáveis e alinhados ao propósito da marca. Então, ao adotar esse compromisso, reveja quem são seus fornecedores e dê prioridades aqueles alinhados aos valores da sua empresa.
2. Escolher ou mudar composição de produtos
Com foco na sustentabilidade é possível planejar a troca de determinados componentes, substituindo-os por opções naturais. Um exemplo recente é a marca Crocs que se comprometeu a eliminar o couro dos seus calçados até o fim de 2021 e hoje é uma marca 100% vegana.
3. Fazer ajustes na estrutura interna
Além de entregar um produto sustentável, as operações internas também devem ser enxutas para evitar o desperdícios em todos os setores possíveis. Algumas iniciativas viáveis são:
- fazer captação de água da chuva ou reutilização da água;
implementar geração de energia própria com painéis solares; - fazer manutenções preventivas para as máquinas terem bom desempenho;
- adotar reciclagem interna em parceria com organizações de reciclagem locais.
Leia também >>> Selos de sustentabilidade: quais são? Por que são importantes?
Valorize a eficiência energética da sua empresa
A eletricidade da sua empresa pode ser gerada por conta própria, mas também é possível ter acesso a energia limpa por meio do Mercado Livre de Energia, onde você pode negociar diretamente com a geradora ou comercializadora da sua preferência.
Assim, você consegue manter seu time de fornecedores alinhado com os objetivos de fazer um empreendedorismo sustentável.
A Esfera auxilia e gerencia todo processo de migração para o Mercado Livre de Energia de negócios em busca de economia.
A mudança ajuda a economizar até 35% da conta de luz, terceirizando toda a operação de energia elétrica da empresa.
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