Quando o assunto é empresa sustentável, não faltam exemplos de companhias no Brasil e no mundo que já praticam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos e coordenados pela ONU.
Esses objetivos são resultado de uma negociação mundial realizada em 2015 na Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), que envolveu os 193 países que fazem parte das Nações Unidas.
Ao todo são 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas globais que formam a Agenda 2030, o ano estabelecido para que todos sejam cumpridos.
Além do desenvolvimento socioeconômico sustentável, os ODS passam por áreas como saúde, educação, água, energia, meio ambiente, igualdade de gênero, entre outros.
Por isso, os programas criados por empresas sustentáveis no Brasil e no mundo incluem iniciativas que vão além da preocupação com o meio ambiente e valorizam também as pessoas e seu bem-estar.
Neste artigo, mostramos exemplos de empresas sustentáveis e suas iniciativas realizadas a favor da sustentabilidade do planeta.
Boa leitura!
Exemplos de empresas sustentáveis no Brasil
Já falamos aqui no blog sobre empresas que lucram com sustentabilidade e citamos algumas companhias nacionais que já estão nesse caminho.
Como esse grupo não é pequeno, neste artigo aumentamos a lista e vamos mostrar que as empresas brasileiras estão alinhadas com as tendências atuais do mercado, como o ESG (sigla em inglês traduzida como ambiental, social e governança).
Inclusive, no decorrer da lista abaixo mostramos que já existem companhias brasileiras nos rankings que avaliam práticas de ESG ao redor do mundo. Confira quais são e as iniciativas criadas:
1. Klabin
A Klabin é uma empresa produtora e exportadora de papéis para embalagens e líder do setor no país.
A companhia é uma das empresas mais sustentáveis do Brasil e ganhou destaque no ranking global de sustentabilidade da S&P em 2022. A Klabin ficou na 22ª posição e alcançou a pontuação Ouro, ficando entre o 1% dos melhores desempenhos em ESG do setor.
A Klabin tem um programa ambiental com foco em ações de reflorestamento e de controle das emissões de gás carbônico. Também investe na sustentabilidade social para “reduzir as desigualdades, aumentar a qualidade de vida das comunidades e diminuir os índices de violência”, segundo a organização.
No aspecto econômico, a empresa alia a produção e a distribuição responsável e justa de bens e serviços para que sua atividade impacte positivamente o mercado e a sociedade.
2. Lojas Renner
Outro exemplo de empresa sustentável no Brasil são a Lojas Renner, uma das maiores do varejo de fast fashion do país.
Junto com a Klabin, a Renner também conquistou a pontuação Ouro no ranking global de sustentabilidade 2022 da S&P, ficando na 60ª posição.
Um dos principais resultados alcançados pela Renner recentemente foi a criação de uma cadeia de fornecedores têxteis nacionais e internacionais formada apenas por empresas com certificação socioambiental.
Além disso, a empresa investe no rastreio do cultivo até a fabricação das peças de algodão fabricadas, utilizando a tecnologia blockchain.
3. Papel Semente
Para ser um exemplo de empresa sustentável não precisa ser grande. A Papel Semente atua há 11 anos no mercado nacional e é pioneira na fabricação de papel plantável.
A produção é em modelo semi-artesanal e recicla sobras de papel. O produto vendido é 100% biodegradável e inclui semente na composição. Dessa forma, o fim do ciclo não é o descarte no lixo, mas sim o surgimento de uma nova planta.
A Papel Semente possui o certificado de Empresa B, dado a negócios que apoiam a economia inclusiva. Outro programa apoiado é a Rede Mulher Empreendedora, que incentiva a inclusão de mulheres no mercado de trabalho, promovendo eventos e capacitação.
4. Pantys
Fechando a lista de empresas sustentáveis no Brasil, temos a Pantys, uma marca de calcinhas absorventes para menstruação, fundada em 2017. O diferencial é o fato das peças serem reutilizáveis, ou seja, basta lavá-las para usar novamente.
Ao contrário dos absorventes tradicionais que demoram 500 anos para se decompor, as calcinhas Pantys são feitas de material biodegradável que se decompõe em 3 anos no meio ambiente.
A empresa possui a certificação Empresa B, que reconhece os negócios com iniciativas sustentáveis, que se preocupam com o meio ambiente e que desenvolvem projetos sociais.
Além de eventos, a Pantys faz doações para ONGs e parceiros para ampliar o acesso a produtos sustentáveis e que valorizam o conforto das mulheres.
Leia também: Como investir em energia renovável? Conheça as possibilidades.
Empresas sustentáveis no mundo
Saindo do Brasil, também encontramos mais exemplos de empresa sustentável e trouxemos duas companhias com ações de sustentabilidade que vale a pena conhecer. confira!
5. Patagônia
A Patagônia é uma marca de roupa esportiva norte-americana fundada há mais de 20 anos e considerada uma das mais sustentáveis do setor de vestuário.
As operações da empresa nos Estados Unidos são movidas 100% por fontes de energia renovável. Outra ação realizada há anos é a doação de 1% do faturamento da empresa, especialmente para o trabalho de ativistas ambientais de base.
A Patagônia também promove oficinas para ensinar conserto de roupas, recicla plástico na produção de roupas, além de mostrar em seu site todos os detalhes da cadeia produtiva.
A empresa tem como meta tornar-se carbono neutro até 2025.
6. Beyond Meat
A Beyond Meat fecha nossa lista de empresas sustentáveis no mundo. A companhia é uma foodtech, sediada nos Estados Unidos, com foco em alimentação sustentável.
Os produtos da marca são 100% veganos e feitos à base de proteína vegetal, como hambúrguer, salsicha, almôndega, frango, entre outros.
A cadeia produtiva para fabricar um dos produtos da marca, o Beyond Burger, usa 99% menos água, 93% menos terra e 46% menos energia e gera 90% menos emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) do que um hambúrguer de carne bovina.
Sua empresa tem práticas sustentáveis?
Agora que você está inspirado pelos exemplos de empresa sustentável, avalie as possibilidades para que o seu negócio também contribua com a sustentabilidade.
A aquisição de energia limpa, trabalhar com parceiros alinhados a iniciativas ambientais e criar programas em benefício da comunidade são iniciativas que podem ser colocadas em prática se a empresa tiver uma boa gestão.
Saiba mais sobre o tema no artigo: O que é sustentabilidade industrial? Entenda a importância.