A conta de luz é um dos principais e maiores gastos mensais das empresas. Por isso, o investimento em energia solar industrial cresce entre as organizações.
O consumo de energia fotovoltaica nos setores de comércio e serviços e industrial é de 6.716 e 1.683 MW (megawatts), respectivamente, segundo dados da Absolar e Aneel.
Além das metas de sustentabilidade, a redução desse custo operacional específico traz um alívio financeiro. Afinal, nos últimos anos, a tarifa de energia elétrica no Mercado Cativo teve aumentos significativos.
Em 2023, o Brasil alcançou um novo recorde de ampliação na geração de energia solar com 3 GW (gigawatts) acrescentados à matriz energética do país.
Seu negócio busca economia e sustentabilidade? Continue no artigo e entenda como funciona a energia solar industrial, vantagens e como implementar.
Boa leitura!
O que é energia solar industrial?
A energia solar industrial é um tipo de energia gerada por meio de painéis fotovoltaicos que captam a radiação solar e transformam em energia elétrica ativa e pronta para consumo.
O processo seguido é o mesmo da captação residencial. O que muda é o porte e capacidade de geração dos projetos industriais.
Como fábricas, empresas e comércios, como grandes shoppings, têm uma demanda contratada alta, a estrutura de captação solar é maior para suprir o consumo.
Porém, nem todas as empresas focam na autossuficiência energética em um primeiro momento. No varejo, o Magalu é um exemplo. A energia solar cobre 30% do consumo, o que traz uma economia geral de 20% em 626 unidades de onze estados.
Entenda como funciona a energia solar e a função do sistema fotovoltaico no vídeo a seguir:
Qual a importância da energia solar?
A geração de energia por fonte solar é importante porque auxilia as indústrias na redução dos custos, além de reduzir os impactos ambientais da operação e reforçar a responsabilidade socioambiental do negócio.
O investimento proporciona retorno em curto e longo prazo, pois as placas são resistentes e demandam pouca manutenção.
A popularidade das fontes de energia limpa, como a solar, é resultado do incentivo da transição para insumos renováveis. Ou seja, saem os insumos sujos e poluidores e entram os materiais obtidos da natureza.
Dessa forma, com um bom planejamento e uma equipe qualificada, as indústrias programam a criação de um sistema de geração solar eficiente para abastecer a operação.
Leia também >>> Fazenda solar: o que é, como funciona, custos e mais.
Como funciona a energia solar industrial?
A energia solar industrial funciona por meio da instalação de painéis fotovoltaicos em uma área com bastante incidência de radiação solar. Geralmente, esse espaço é o telhado das fábricas, mas pode ser em um terreno da empresa fora da área urbana.
O número de painéis solares e a potência instalada do projeto (capacidade de geração em kW ou MW) depende do consumo e do orçamento disponível.
Por isso, é estratégico contratar uma empresa especializada em projetos industriais para auxiliar na criação do planejamento e no melhor aproveitamento do capital disponível.
Um detalhe que vale a pena destacar é que a empresa não se desconecta da rede elétrica da concessionária. O motivo é que os projetos de geração distribuída (GD) fazem parte do sistema de compensação de energia elétrica.
Dessa forma, se a estrutura solar gera mais energia do que consome em um dia, o excedente é injetado automaticamente na rede da concessionária, o que gera créditos de energia para o negócio.
Esses créditos servem para abater o consumo nas faturas seguintes (a validade é de 60 meses!), mantendo o ciclo de economia.
A compensação pode ser na conta de luz da sede principal, por exemplo, ou em uma filial em outro bairro, ou cidade vizinha, desde que seja a mesma distribuidora e a segunda unidade consumidora tenha o mesmo titular da primeira.
Quais são as vantagens da energia solar industrial?
Agora que você sabe o que é e como funciona o sistema de geração, conheça as principais vantagens de investir em energia solar industrial.
Economia na conta de luz
A energia solar supre a demanda do negócio e ainda gera créditos. Ou seja, além do consumo via distribuidora diminuir, o que o sistema gerou não perde valor. Como estamos falando de um recurso renovável, a fonte de economia é inesgotável.
Vida útil longa e baixa manutenção
A vida útil prolongada das placas solares é outro benefício da energia solar industrial. Os materiais utilizados, como silício monocristalino e policristalino, duram entre 25 a 30 anos.
Além disso, a manutenção é simples e exige apenas a limpeza de poeira e dejetos. A chuva ainda colabora na limpeza e não danifica a estrutura.
Incentivos fiscais
Por meio do Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída de Energia Elétrica (ProGD), ativo desde 2015, os estados têm autorização para conceder isenção de ICMS e PIS e COFINS para projetos de energia solar industrial.
Em alguns municípios, as indústrias que investem em iniciativas sustentáveis, como energia limpa, recebem desconto no valor do IPTU, ação chamada de IPTU verde.
Como implementar a energia solar?
Existem duas formas de implementar energia solar industrial: migrar para o Mercado Livre de Energia ou contratar uma empresa para auxiliar na criação e instalação de um projeto de geração própria.
Vale destacar que empresas que investem na autoprodução também podem migrar para o Mercado Livre. Geralmente, essa decisão ocorre quando a estrutura de geração não produz toda demanda necessária.
Dessa forma, as empresas economizam, pois produzem uma parte e compram o restante da energia de que necessitam por um preço competitivo e barato.
Porém, fazer a migração por si só é uma estratégia vantajosa e prática para utilizar energia solar. No Ambiente de Contratação Livre (ACL), as empresas podem:
• escolher o fornecedor;
• contratar carga sob medida;
• Reduzir significativamente os custos mensais com energia elétrica;
• melhorar a previsibilidade orçamentária;
• ampliar o poder na tomada de decisões.
Migre e tenha acesso à energia limpa
Quando o assunto é solução sustentável para economizar na conta de luz, a instalação de energia solar industrial não é a única alternativa.
O Mercado Livre de Energia é uma solução acessível e prática para empresas que desejam utilizar energia limpa e sustentável. A migração gera até 35% de redução nos custos elétricos.
Conheça as instituições que dão forma e segurança para o Mercado Livre funcionar e proteger os consumidores no e-book ‘Mercado Livre de Energia’. Clique no banner e faça o download gratuito!