Está achando a sua conta de luz alta? Essa é uma percepção em comum da maioria dos consumidores nos últimos anos. Mas por que isso está acontecendo?
Recentemente, a última edição do ‘Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15)’ mostrou que o aumento da energia elétrica residencial no Brasil superou a inflação — a alta foi de 2,85% e a da inflação 2,01%.
Além do contexto econômico desafiador, existem outros fatores que podem influenciar o valor elevado da sua conta de luz.
Já reparou nos seus hábitos em casa? Será que eles desfavorecem a economia? A estrutura elétrica está em dia? O medidor funciona?
Veja as respostas para essas perguntas ao longo do artigo e o que fazer para resolver cada um dos possíveis problemas.
Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto.
Conta de luz alta: o que pode ser?
Todo problema tem uma causa e a melhor estratégia é investigar o que pode ser. Para te ajudar nessa análise, reunimos alguns fatores que resultam em uma conta de luz alta.
1. Tarifa de energia mais cara
Os últimos anos foram difíceis para o setor elétrico brasileiro. Empréstimos referentes à Conta Covid, escassez hídrica, contratação emergencial de termelétricas, emendas do projeto de privatização da Eletrobrás e reserva de mercado, são fatores que geraram um montante em dívidas de R$ 500 bilhões, somatório levantado pela equipe de transição do atual governo no fim de 2022.
Esse cenário vai impactar o país em longo prazo, e o consumidor vai pagar uma parte desse prejuízo, por meio do aumento no valor das bandeiras tarifárias que oscilam de acordo com as condições de geração de energia no país.
A estimativa apresentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) à equipe do governo de transição é de que a tarifa suba, em média, 5,6% em 2023.
A alteração impacta o preço das taxas praticadas pelas distribuidoras regionalmente, o que contribui para uma alta ainda maior no valor da energia elétrica para a população. Além disso, medidas relacionadas ao cálculo da conta de luz foram atualizadas.
Após a decisão do Supremo Tribunal Federal, as tarifas de transmissão (TUST) e distribuição (TUSD) e os encargos operacionais retornaram à base de cálculo do ICMS. O aumento na conta de luz será de aproximadamente 10%. Os estados afetados pela definição do STF são:
- Espírito Santo;
- Paraná;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
- Minas Gerais;
- Rondônia;
- Distrito Federal.
A Geração Distribuída (GD) é uma opção viável para reduzir o valor da conta de luz e ainda incentivar o uso de fontes de energia limpa e renovável, seja por meio de uma plataforma de GD, como a da Esfera, ou investindo em um sistema de geração próprio.
2. Alto consumo e desperdício de energia
Já pensou que a razão para uma conta de luz alta seja o consumo elevado e o desperdício de energia?
Se o valor da tarifa já está alto e faltam medidas de controle de gastos e hábitos de consumo consciente, o resultado é uma fatura pesada no fim do mês.
Uma avaliação crítica do perfil de consumo da sua residência é fundamental para concluir se você está contribuindo para aumentar um custo que já está elevado.
Reúna as contas dos últimos 12 ou 24 meses e avalie as médias de kWh mensais e preste atenção a hábitos que contribuem para alto consumo e desperdício, como banhos longos e muita luz acesa sem necessidade.
3. Cobrança abusiva por parte da distribuidora
Outro fator que pode contribuir para uma conta de luz alta é a cobrança abusiva da empresa distribuidora de energia. Se você concluiu que seus hábitos de consumo são equilibrados e contribuem para a economia, algo está errado.
Problemas no equipamento de medição ou no medidor da casa, falhas do sistema da empresa, tarifa errada, tudo isso pode levar a uma cobrança indevida.
Reúna as últimas contas e veja se os valores descritos batem para encontrar possíveis divergências. Conversar com os vizinhos também ajuda a descobrir se mais pessoas têm a mesma percepção ou problema.
O próximo passo é entrar em contato com a distribuidora pelos canais de atendimento da empresa.
4. Problemas na parte elétrica da casa
O motivo para a conta de luz alta pode estar escondido nas paredes da sua casa. Problemas nos fios da rede elétrica ou o fato de a estrutura estar velha e defasada acentuam o desperdício de energia.
Quem mora em imóveis antigos não deve descartar essa possibilidade. Por isso, fazer uma avaliação com um profissional da área ajuda a verificar se existe um problema geral na parte elétrica da casa ou mesmo em pontos específicos para, assim, corrigi-los.
O que fazer se a conta de luz vem muito alta?
Depois de descobrir a causa para sua conta estar mais alta, o próximo passo é agir. Infelizmente, quanto a tarifa de energia não dá para mudar. Mas também não é a única opção. Aprenda o que fazer para resolver o problema.
Adote novos hábitos para economizar
Uma ação efetiva para reverter a conta de luz alta é incluir novos hábitos de consumo de energia na casa, como:
- evitar acender a luz se ela não será útil;
- reduzir o tempo de banho;
- controlar o uso de ar-condicionado;
- tirar os eletrônicos e eletrodomésticos do modo standby;
- diminuir o consumo no horário de ponta.
Confira mais dicas no artigo: Como economizar energia elétrica? 19 dicas para colocar em prática.
Resolva os problemas elétricos existentes
Faça um check up na rede elétrica da sua casa e também nos equipamentos. Com o apoio de um profissional, conserte fios partidos que prejudicam o desempenho dos aparelhos por causa do mau contato, tomadas frouxas e outros problemas.
Outra dica é fazer o teste de fuga de energia. Apague todas as luzes e tire os equipamentos
da tomada. Vá até o medidor e verifique se ele está contabilizando algum consumo. Se sim, busque um profissional para corrigir este e outros problemas estruturais da casa.
Acompanhe a leitura do medidor
Se você está desconfiado de que a distribuidora não está fazendo uma cobrança justa, comece a acompanhar a leitura do seu medidor.
Depois que o leiturista fizer a medicação, anote também o registro para comparar com o valor que virá na conta. Tire uma foto do medidor e guarde para comprovar.
Vá até a distribuidora para abrir uma queixa formal
Ao identificar irregularidades na conta, como erro na medição ou divergência na tarifa, é direito do consumidor abrir uma queixa formal junto à distribuidora para investigação.
Tenha em mãos as faturas, documento de identificação e número do medidor para facilitar o registro. Lembre-se de anotar o número de protocolo e ficar atento ao tempo de resolução informado para cobrar, caso não seja contatado.
Tem como contestar o valor da conta de luz?
“Minha conta de luz veio muito alta, onde reclamar?” Caso a distribuidora não dê retorno sobre a reclamação ou uma justificativa plausível, o consumidor pode ligar para a ouvidoria da própria Aneel, no telefone 167, para abrir uma reclamação contra a cobrança indevida.
Como conseguir desconto na conta de luz?
Além das dicas acima do que fazer com a conta de luz alta, outra solução para economizar e ainda incentivar a geração de energia sustentável é a Geração Distribuída (GD).
Mas, calma, você não precisa colocar painéis solares para gerar a própria energia em casa. Na verdade, essa já não é a única opção para quem se interessa por GD.
Se você é atendido pela Cemig em Minas Gerais ou pela CPFL Paulista, em São Paulo, pode economizar 16% na conta de luz usando fontes de energia limpa.
Para garantir o seu desconto na conta de luz, basta aderir à plataforma digital da Esfera Energia. Todo o processo é simples, seguro e 100% digital.
Assim, você recebe a sua conta de luz com o desconto todo mês e sem nenhum custo para adesão, obras ou taxa de fidelidade.
Faça a sua adesão gratuita e comece a economizar.